Arrecadação
Pelotas tem o maior crescimento de receitas do sul do Brasil
Município saiu a frente em arrecadação inclusive de capitais dos Estados da Região Sul do país
Carlos Queiroz -
Pelotas atingiu, entre 2017 e 2021, o índice de 5,6% de crescimento de receita. Conforme levantamento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o município ficou em primeiro lugar de arrecadação no ranking do Sul do Brasil, à frente inclusive de capitais, como Curitiba e Florianópolis, que têm percentual de 2%. Os resultados compõem o Relatório Anual de Multicidades.
Dentre os principais impostos da receita dos municípios brasileiros no período de 2019 e 2020 estão: ICMS, IPVA, IPTU, ITBI, ISS e Cosip. No entanto, na janela de avaliação da pesquisa da FNP, a taxa de Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip) ainda não estava em vigor em Pelotas, já que a lei implementando o tributo foi sancionada no final de 2021. Portanto, não havia arrecadação do imposto.
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) ressaltou que o crescimento representa o trabalho coletivo do Executivo. "É um reconhecimento importante, justamente para permitir que os serviços e as obras públicas possam acontecer, assegurando mais eficiência nas entregas para a população sem o aumento de tributos". Já o secretário da Fazenda, Jairo Dutra, afirma que o dado é resultado de competência e eficiência fiscal.
Contribuição para o aumento de receita de municípios
Ainda conforme o FNP, auxílios federais devido à pandemia e operações de crédito impulsionaram as receitas municipais em 2020. O relatório aponta que, em geral, a receita corrente municipal subiu 5,3%. Sem os auxílios, haveria queda de 0,9%. Além disso, as operações de crédito bateram recorde e teriam sustentado os investimentos das cidades mais populosas.
Entre os benefícios, o que mais impactou nas receitas dos municípios foi o Auxilio Financeiro da União, financiando ações de enfrentamento à Covid-19, aos estados e municípios. De acordo com a pesquisa de participação de cada um dos auxílios financeiros federais na alavancagem da receita corrente das cidades em 2020, locais entre 200 mil a 500 mil habitantes, caso de Pelotas, têm o percentual de 67,9%.
ISS representa grande parte de receita
Um dos tributos campeões de arrecadação é o Imposto Sobre Serviços (ISS). Em comparação com outros impostos, como por exemplo ICMS, ele praticamente triplicou nos últimos 15 anos. Apenas em 2020, a pandemia interrompeu o histórico de crescimento do ISS, porém o desempenho é heterogêneo entre as regiões. Já no final do ano passado, a arrecadação do tributo encontrava-se no nível pré-pandêmico.
Santa Vitória e educação fiscal
Santa Vitória do Palmar não apresentou crescimentos relevantes de crescimento de receita em comparação com Pelotas e outros municípios, no entanto, a cidade atingiu pontuação máxima no Programa Integração Tributária (PIT), ocupando primeiro lugar na Zona Sul. O PIT tem como objetivo incentivar e avaliar ações de interesse mútuo entre Estado e municípios no crescimento da arrecadação do ICMS.
As ações são a realização de trabalhos sobre educação fiscal nas escolas municipais coordenada pelo Grupo de Educação Fiscal municipal GEFM; incentivo à emissão de documentos fiscais; a transmissão de Comunicações de Verificação de Indícios (CVI), fichas cadastrais, talões e notas fiscais de produtor rural (NFP) digitadas (Sitagro), programa de combate à sonegação e a fiscalização através da Turma Volante Municipal. O município atingiu o topo da classificação por meio das ações referentes ao primeiro semestre deste ano.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário